Prefeitura Municipal Inaugura Centro Cultural Apiaká
Fonte: Driely Melo
Mais cultura para a comunidade de Apiacás. Com este propósito a Prefeitura inaugurou na noite desta sexta-feira (23), o Centro Cultural APIAKÁ, um espaço amplo, moderno e totalmente climatizado. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Júlio César, da primeira-dama Karyne Hory, da vice-prefeita Fabiana Pessoa, do presidente da Câmara Miro Bernades e os vereadores Neto, Regina, Arnoldo e Vilceles, além da presença do promotor de justiça Adalberto Biazotto Junior, secretários municipais, cacique Robertinho da Aldeia Matrinxã representantes de Sindicatos, Associações, Instituições Religiosas, Poder Judiciário, Comércio, Artistas, Artesãs, Imprensa Local, Lions Clube, Servidores Públicos e a população em geral.
O prefeito municipal, Sr. Júlio César, durante a cerimônia falou da sua alegria em poder estar inaugurando esse espaço tão sonhado pela população. “O Centro Cultural Municipal é um espaço de vital importância para a comunidade. É nele que a cultura local irá se expressar e renovar, promovendo a diversidade artística e cultural do nosso município. Quero aqui agradecer todos que fizeram parte da realização desse grande sonho, parabenizar ao cacique Robertinho que junto com seu povo fizeram uma linda apresentação para todos nós”, diz o prefeito.
Já a vice-prefeita, Sra. Fabiana Pessoa, disse estar muito feliz em ver como o Centro Cultural ficou lindo. “Hoje é um dia memorável para a população Apiacaense. Foram muitas reuniões para que hoje pudéssemos estar aqui inaugurando esse lindo espaço, que com certeza irá atender a nossa população e artistas locais. O espaço ficou realmente muito bonito e aconchegante. O Centro Cultural APIAKÁ será um local importante para a construção de valores, descobertas de habilidades, atividades profissionais e consequentemente o fortalecimento da cultura local e da educação, principalmente para crianças e adolescentes. Eu só tenho que parabenizar a todos os envolvidos nesse grande projeto”. Afirma a vice-prefeita.
De acordo com E. Wenzel, a palavra APIAKÁ é uma variante da palavra Tupi apiaba, que significa “pessoa”, “gente”, “homem”. Todavia, os caciques apiaká explicam que o nome do seu povo se refere a um marimbondo que, quando atacado viaja longas distancias para se vingar do agressor com uma ferroada extremamente dolorosa.
“Nós somos muito bons, mas, se mexer coma gente, nós revidamos, igual à caba Apiaká”.
O significado escolhido para representar a atitude do povo nos dias de hoje indica que o pendor guerreiro permanece latente, embora a diplomacia tenha sido a estratégia adotada no trato com os não-índios e com povos indígenas vizinhos.